Para Emagrecer

Pesquisar este blog

Estudo revela que toda dieta funciona quando seguida corretamente


Pesquisa recente concluiu que, a curto prazo, dietas que pregam restrição de carboidrato ou de gordura, tem a mesma eficácia para perda de peso.


De vez em quando, surge uma nova dieta que promete ser mais eficaz do que as conhecidas até então. Mas de acordo com um novo estudo, qualquer regime funciona, desde que seguido da forma correta.

Uma pesquisa, feita no Canadá, na Faculdade de Medicina da Universidade McMaster, fez uma análise de 48 estudos clínicos realizados com mais de 7 200 adultos com sobrepeso ou obesos. Esse estudo observou o impacto de dietas que restringem o consumo de carboidratos, como a do Dr. Atkins, e das que restringem o consumo de gordura, em um período de até um ano.

Os pesquisadores concluíram que a diferença entre as duas estratégias é “relativamente pequena”. A análise revelou que, em comparação com pessoas que não seguem nenhuma dieta, aquelas que reduziram o consumo de carboidratos emagreceram 8,6 quilos após seis meses; e as que seguiram a dieta com pouca gordura, perderam 7,7 quilos. No entanto, após um ano, essas duas dietas parecem surtir os mesmos efeitos, uma perda de 7,2 quilos (desde que sejam seguidas corretamente).

Também segundo a pesquisa, participar de grupos de apoio ao fazer dieta pode ajudar a diminuir o peso em até 3 quilos em seis meses. Já a prática de exercícios físicos pode colaborar com mais 2 quilos perdidos em um ano.

“Nossos achados são importantes porque muitos pacientes podem ter dificuldade em aderir a dietas restritivas e muito difíceis de serem mantidas. O estudo sugere que os pacientes podem escolher, entre as dietas associadas com as maiores perdas de peso, a que seja menos desafiadora para eles”, disseram os autores da pesquisa.

Amigos do Facebook

Postagens populares