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Emagrecer para ficar mais inteligente: alimentos que emagrecem e aumentam o QI


Pesquisas comprovam que a gordura diminui a capacidade intelectual e a memória

Pesquisas comprovam que o excesso de gordura prejudica o raciocínio e a memória.



O excesso de gordura faz mal ao cérebro, a gordura saturada de origem animal, se acumula e entope as artérias (veias que irrigam o cérebro). Esse processo afeta o hipocampo, região relacionada com a formação e o armazenamento da memória. Os neurônios 'murcham' e provocam uma diminuição da agilidade, de concentração e do desempenho intelectual.

E não é só a inteligência que perde com isso.O hipotálamo, área que controla a fome e a saciedade, sofre uma inflamação, o que destrói os neurônios. Resultado: a pessoa não se sente mais saciada e come mais.


Mantendo o corpo no peso ideal, sem aquelas gordurinhas extras, é possível aumentar em no mínimo, 20% o desempenho da memória. Um estudo comprovou que adultos com sobrepeso têm, em média, 4% menos tecido cerebral que indivíduos com peso normal. Nos obesos essa perda é tão significante que o cérebro parece ser 16 anos mais velho, quando comparado com o de pessoas em forma. Os resultados da pesquisa foram baseados em imagens do cérebro de 94 pessoas na faixa dos 60 anos. As mais gordinhas apresentaram maior perda de tecidos e problemas com memória e concentração.



A capacidade de memorização afetada pela gordura em excesso não é uma sequela permanente - perder peso reverte o efeito. "Além de emagrecer, é preciso incluir na dieta alimentos que estimulam o cérebro, deixando-o mais ativo", afirma a nutricionista Alexandra Marinho (RJ). A seguir, anote os itens que ajudam a desenvolver neurônios, segundo a nutricionista Ana Paula Souza (PR).




Conheça os alimentos que fazem bem para o corpo e a mente:





Peixes e linhaça

São ricos em ômega 3, um poderoso anti-inflamatório que combate os radicais livres e previne a degeneração dos neurônios. Comer um filé de peixe médio (sardinha, cavalinha, salmão ou atum) ou uma colher (sopa) de linhaça por dia é suficiente.




Frutas vermelhas

Cereja, amora, framboesa, melancia, morango e pitanga são antioxidantes e ajudam a aumentar a capacidade de memória. Ingerir uma fatia de melancia ou 100 g de morango potencializa as funções mentais.




Chocolate

Sim, ele pode! Desde que seja 70% cacau ou meio amargo para não comprometer a silhueta. O doce protege o cérebro contra a perda de memória e aumenta o nível de serotonina, o que deixa a mente mais ligada. Coma um tablete pequeno por dia.




Vegetais verde-escuros

Brócolis, espinafre, agrião, rúcula possuem grandes quantidades de zinco, selênio, ferro, fósforo e ácido fólico. Essa lista de minerais faz os neurotransmissores funcionarem melhor, mantendo o cérebro acordado e ativo. Quanto consumir? À vontade, pois contêm baixíssimas calorias ou nenhuma.




Café e chá verde

A cafeína estimula o cérebro e aumenta seu estado de alerta. Segundo um estudo finlandês, quem toma de três a cinco xícaras de café por dia tem menos chance de desenvolver Alzheimer. O índice é 65% menor se comparado aos que bebem menos de dois cafezinhos diariamente. O ideal é ingerir três xícaras de café ou de chá verde todo dia para manter a concentração e a agilidade.




Oleaginosas

Nozes, castanhas, amêndoas, avelãs e amendoins são ricos em triptofano, um antioxidante que desenvolve neurônios. Também contêm ácidos graxos, selênio e vitamina E, bons para a memória. Inclua duas unidades de nozes ou castanhas no seu cardápio diário.




Gema de ovo

À base de colina, aumenta a concentração e a produção de um neurotransmissor responsável pelas funções de memorização. Consuma até duas gemas todos os dias.




Aveia

Tem a capacidade de aumentar a concentração, graças ao alto índice de fibras. Elas facilitam o esvaziamento gástrico, o que contribui para que a glicose consumida permaneça mais tempo na corrente sanguínea, garantindo energia ao cérebro. O ideal é consumir quatro colheres (sopa) por dia.




Maçã

A fruta é importante fonte de quercetina, um composto antioxidante que mantém a fluidez dos sucos mentais para a proteção dos neurônios. Coma uma maçã diariamente.


Fonte: mdemulher.abril.com.br








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